A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), a maior coalizão mundial no domínio da integridade no esporte, oficializaram esta tarde, no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação decisivo para a integridade do futebol brasileiro.to acordo de

Com este acordo histórico, CBF e SIGA colocam a boa governança e a integridade no topo da agenda, dando início a um amplo e profundo processo de reformas com o objetivo reforçar integridade, reputação e credibilidade do futebol no país pentacampeão mundial.

A parceria agora estabelecida vem na linha da estreita colaboração que a SIGA vem mantendo, há vários anos, com diversos organismos esportivos internacionais e nacionais, tais como a UEFA, a Liga Europeia de Rugby, a Liga Europeia de Natação, a Federação Internacional de Xadrez, a Federação Paulista de Futebol ou a Liga Portugal, além de várias ligas e federações nacionais. Firmado pelos líderes de ambas as instituições, o acordo visa dar resposta aos desafios urgentes com que o futebol brasileiro se confronta, promovendo a modernização do setor, a qualificação dos seus agentes e uma cultura de integridade a todos os níveis, em conformidade com os Standards Universais da SIGA.

Como parte do acordo, a CBF, a SIGA e a sua subsidiária para a América Latina, SIGA LATIN AMERICA, vão cooperar em várias áreas-chave, a saber:

• Prevenção e combate a todas as ameaças à integridade do futebol;
  • Implementação dos Standards Universais da SIGA sobre Integridade no Esporte e do Sistema de Independente de Rating e Verificação da SIGA (SIRVS);
  • Partilha de conhecimentos e implementação das melhores práticas em matéria de Boa Governança no Esporte, Integridade Financeira e Transparência no Esporte, Integridade das Apostas Esportivas, e Desenvolvimento e Proteção da Juventude no Esporte;
  • Prevenção e combate ao racismo, à violência e a todas as formas de discriminação negativa, bem como promoção da equidade de gênero, diversidade, inclusão e acessibilidade;
  • Organização de eventos conjuntos, incluindo conferências, oficinas e cerimônias de premiação, como os SIGA GRID Awards e os Prêmios da Integridade no Futebol Brasileiro; e
  • Engajamento ativo no desenvolvimento institucional da SIGA LATIN AMERICA e na agenda global de reformas da SIGA no Brasil, promovendo relações cordiais e cooperação construtiva com todas as organizações, autoridades e paceiros relevantes no setor.

Ednaldo Rodrigues, Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, destacou a relevância do acordo assinado com a SIGA:

“Firmamos uma parceria muito importante para o combate a todo tipo de crime que possa ter no futebol, manipulação de resultados, lavagem de dinheiro no futebol, racismo, assédio. Com competência em todos esses temas, a SIGA é a maior instituição do mundo em integridade no esporte. A instituição trabalha de uma forma independente, sempre fazendo com que o esporte seja cada vez mais limpo, mais transparente. Fazemos o mesmo aqui. A SIGA vai trabalhar com a Unidade de Integridade na CBF, que tem se articulado muito com todas as grandes instituições do mundo.

A tolerância da CBF para qualquer tipo de crime no futebol é zero. Vamos trabalhar dessa forma, fazendo hoje essa parceria e fazendo aquilo que temos sempre feito também junto com a FIFA. Como membro da FIFA, essa bandeira a gente continuar desfraldando em todos os países. Hoje demos um passo muito importante, mas que não será o único. Vamos continuar trabalhando nesse sentido”, completou o presidente da CBF.”

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente e CEO da SIGA LATIN AMERICA, salientou:

“O futebol brasileiro tem uma importância no mundo que ninguém pode negar. Uma importância a que não são alheias as suas 5 Copas Mundiais e a genialidade com que Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, Ronaldo e tantos outros elevaram o futebol à condição de arte.

Mas, o futebol brasileiro pode, e deve, ser mais do que as suas glórias passadas. Pode, e deve, voltar-se para o futuro e concretizar o seu potencial. Ser um futebol moderno, competitivo e sustentável. Com visão reformista, estratégia de futuro e objetivos de longo prazo. Um futebol de Causas, e não de Casos. Livre de escândalos, oportunistas e suspeições. Um futebol regulado, gerido e administrado sob os mais elevados standards de boa governança e integridade. Capaz de merecer a paixão dos torcedores e justificar as legítimas expetativas de todos quantos o praticam e nele trabalham e investem.

O Brasil não pode esperar mais – é o que tenho ouvido de toda a gente com quem tenho falado. A janela de oportunidade é estreita e há muito trabalho pela frente? Sem dúvida. Mas é por isso que estamos aqui, dando o pontapé de saída com a assinatura deste acordo de cooperação com a CBF e o seu Presidente, a quem felicito por darem este importante passo em frente.

A assinatura deste acordo não é, nem um fim em si mesmo, nem um cheque em branco. Pelo contrário, é um caderno de encargos, um conjunto de responsabilidades que assumimos de olhos abertos. Que nos vincula a ambos – à SIGA e à CBF. E que vamos concretizar! E isso começa já!”

Antônio Carlos Basto, membro da Unidade de Integridade da CBF, afirmou que a parceira é importante em diferentes frentes, sobretudo no combate à manipulação de resultados em partidas de futebol, uma das importantes bandeiras da entidade:

“Essa é uma parceria muito importante pelo papel de liderança que a SIGA tem nessa matéria de integridade no esporte. A CBF, quando criou a Unidade de Integridade, quis estar e quer estar na vanguarda do combate à manipulação de resultados, a criação da Unidade de Integridade da CBF foi pensada em conjunto com a FIFA, em conjunto com a Conmebol. Hoje, a manipulação de resultados esportivos é um desafio para a integridade do esporte, tão grande quanto o desafio do doping. Em matéria de combate ao doping, já existe um sistema internacional organizado, capitaneado pela Unesco, pela Convenção Mundial Antidopping. E o grande desafio do mundo hoje é o desafio representado pela manipulação de resultados, que é uma externalidade negativa decorrente da existência das apostas esportivas.

A CBF quer estar na frente desse processo de combate, em parceria com as autoridades públicas, como hoje nós já temos aqui parcerias com o Ministério Público, com a Polícia Federal, com o Ministério da Justiça, e  vários prestadores de serviços que também nos auxiliam no combate à manipulação de resultados, e contando com entidades internacionais respeitadas, como o caso da SIGA, do ICSS, que são referência para que nós possamos ter aqui as melhores práticas no que se refere ao combate à manipulação de resultados. Esse é o nosso objetivo para que a CBF seja um exemplo para o mundo no que se refere ao combate a essa forma de criminalidade”, acrescentou Basto.

Fotos de Joilson Marconne /CBF

SOBRE A SIGA E A SIGA LATIN AMERICA

A SIGA é a organização líder mundial em Integridade Esportiva.

Estamos criando um cenário totalmente novo para a indústria do esporte, fornecendo classificação e certificação globais independentes para o esporte mundial para garantir que ele seja governado e opere de acordo com os mais altos padrões de integridade: Os Standards Universais da SIGA.

A SIGA LATIN AMERICA está empenhada em promover os mais altos padrões de integridade e governança no esporte, em toda a região, como parte de uma reforma global em andamento para restaurar a reputação do setor e recuperar sua tão necessária credibilidade. Para isso, a SIGA LATIN AMERICA está trabalhando com todas as principais partes interessadas públicas e privadas da América Latina, em uma estrutura de diálogo positivo, cooperação construtiva e respeito mútuo. É a terceira da estrutura continental da SIGA e foi constituída em julho de 2022.