O Estudo Independente Sobre o Futuro do Futebol Brasileiro, que está a ser desenvolvido pela SIGA LATIN AMERICA para a Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, conheceu um forte impulso na última semana com uma série de reuniões com diversas organizações e especialistas europeus.

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman & CEO da SIGA LATIN AMERICA, foi anfitrião da visita a Portugal de Eduardo Bandeira de Mello, Deputado Federal do Brasil e Presidente da referida Frente Parlamentar.

Com uma agenda intensa e repleta de reuniões de trabalho, os impulsionadores do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro deram, assim, arranque ao processo de consulta externa, auscultando e debatendo com um vasto conjunto de altos representantes  do movimento esportivo, governo de Portugal e organizações internacionais a fim de melhor ficarem a conhecer a realidade portuguesa e internacional e retirarem ilaçôes com utilidade para o futebol do país pentacampeão mundial.

Com o intuito de elaborar um diagnóstico rigoroso e objetivo da situação atual do futebol no Brasil, o estudo delineará e proporá um conjunto robusto e apropriado e de reformas destinadas a garantir o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da indústria no país.

Realizado de forma estritamente independente, neutra e inclusiva, o processo visa envolver todos os interessados e entidades relevantes, incluindo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as  federações estaduais e representantes de clubes, jogadores, treinadores,  árbitros e torcedores, bem como patrocinadores, emissoras, parceiros comerciais e mídia,  além do próprio Governo, Congresso e Senado.

Durante a visita de trabalho de quase uma semana, foram abordadas questões fundamentais, tais como: o Papel Social e a Dimensão Econômica do Futebol; Boa Governança; Integridade, Transparência e Supervisão Financeira; Regulamentação e Integridade das apostas esportivas; Desenvolvimento e Proteção de Menores no Futebol, incluindo o combate ao tráfico, racismo e abusos de atletas. Também foram discutidos aspetos essenciais relativos ao ao enquadramento jurídico, esfera de competências, funcionamento e implementação das Ligas profissionais, assim como as experiências de alguns dos clubes mais relevantes com a criação das Sociedades Anônimas de Futebol.

Emanuel Macedo de Medeiros e Eduardo Bandeira de Mello encontraram-se com os líderes de diversas entidades, incluindo o Governo de Portugal, na pessoa do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação do Desporto, a Liga Portugal, a European Leagues, o FC Porto Futebol SAD, Vitória Sport Clube, “Os Belenenses”, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, a FIFPro Europe, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, o Comitê Olímpico de Portugal, a Câmara Municipal do Porto,  Associação Comercial do Porto, a consultora PwC, a empesa Fun-Addict, a Sociedade de Advogados RBMS e a Autoridade Nacional para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, entre outras.

Em breve, a SIGA LATIN AMERICA divulgará publicamente o Conceito e o Processo de Implementação do Estudo Independente, incluindo a composição dos grupos de especialistas envolvidos no Estudo, assim como a data e local da conferência inaugural de alto nível que marcará o arranque do  Estudo em solo brasileiro.

Comentando os resultados das reuniões mantidas em Portugal, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman & CEO da SIGA LATIN AMERICA, destacou a importância das pontes criadas e a relevância da partilha de conhecimento:

“O Processo de Consulta realizado em Portugal permitiu avanços significativos para o Estudo Independente Sobre o Futuro do Futebol no Brasil. Durante uma semana, reunimos com os principais intervenientes do esporte em Portugal. Partilhámos experiências e conhecimento, debatemos as melhores práticas e os desafios mais prementes. A SIGA e a Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol no Brasil continuam empenhados na liderança do processo de reforma do desporto no continente sul-americano, e deram passos significativos no sentido de produzir o conhecimento necessário à adoção das melhores práticas”.

Eduardo Bandeira de Mello acrescentou:

“A missão em Portugal no âmbito da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol Brasileiro em cooperação com a SIGA foi extremamente produtiva. Visitámos associações esportivas, entidades de administração do esporte, sindicatos de treinadores e de atletas, instituições governamentais e consultorias que operam no segmento futebolístico. Essa foi a primeira de uma série de viagens que objetivam subsidiar o estudo que está sendo desenvolvido numa parceria entre a SIGA e nossa Frente Parlamentar. Estamos avançando nos estudos sobre Fair Play Financeiro, integridade do futebol e na promoção de práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança). A responsabilidade dos clubes, hoje em dia, vai muito além da responsabilidade laboral ou fiscal.”

– FIM –

ABOUT SIGA

 

SIGA is the world’s leading organisation for Sport Integrity. We are creating a whole new landscape for the sports industry by delivering independent global rating and certification for world Sport to ensure it is governed and operates under the highest integrity standards: The SIGA Universal Standards.

Funded by our Members, SIGA is a non for profit global independent organisation with one aim: To ensure the sport  industry is governed under the highest integrity standards so that the values of sport are protected.

SIGA is the only organisation to bring together sport, governments, academia, international organisations, sponsors, business, rights holders, NGOs and professional services companies, from every region in the world, around a common cause of fostering greater integrity throughout sport.

SIGA is headquartered in Geneva, Switzerland, as a non for-profit association, and comprises of the following continental subsidiaries: SIGA AMERICA, SIGA EUROPE and SIGA LATIN AMERICA.

For more information on SIGA, including its vision, mission and reform agenda, please refer to the website: www.siga-sport.com and FAQs.

To contact SIGA, please email: [email protected].

@Sigalliance – Twitter, Instagram, Linkedin | #SIGA #SIGAWoW