Vinte e quatro horas após assinar um Memorando de Entendimento com o Governo Federal do Brasil, a SIGA (Sport Integrity Global Alliance) fortaleceu o seu papel vital no maior e mais populoso país da América Latina, assinando hoje em Brasília um revolucionário Acordo de Cooperação com o Parlamento Brasileiro, representado pela Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol.

Após a cerimônia de assinatura deste Acordo de Cooperação, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman e CEO da SIGA LATIN AMERICA, anunciou o lançamento do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro, em cooperação com a Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, liderada pelo Deputado Federal Eduardo Bandeira de Mello.

O projeto revolucionário foi recebido com apoio unânime e entusiasmado pela vasta audiência presente na Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, como parte da Sport Integrity Week 2023.

Diante dos crescentes desafios e questões de reputação, o futebol brasileiro está em um momento desafiador. O Estudo Independente da SIGA sobre o Futuro do Futebol no Brasil fornecerá diagnóstico rigoroso sobre o estado atual do futebol, propondo as reformas mais adequadas para garantir o desenvolvimento sustentável a longo prazo. O Estudo será realizado de maneira estritamente independente, neutra e inclusiva, envolvendo todos os principais interessados e autoridades relevantes, desde a CBF às federações estaduais, clubes, jogadores, treinadores e árbitros, até patrocinadores, emissoras, parceiros comerciais, mídia e torcedores.

Click to download the SIGA’s Independent Study
on the Future of Brazilian Football presentation

O Estudo Independente será liderado pela SIGA LATIN AMERICA, com o apoio da SIGA e da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol.

A vasta experiência de Emanuel Macedo de Medeiros, com 30 anos em cargos de liderança sênior em clubes, ligas a nível internacional – desde Diretor Geral da Liga Portuguesa de Futebol até fundador e CEO das Ligas Europeias e Mundiais por uma década, incluindo assessoramento sênior a UEFA, FIFA, União Europeia, Conselho da Europa, Fórum Econômico Mundial, OCDE, B20 e outras organizações internacionais – ressoou durante a Audiência Pública. Muitos deputados e líderes da indústria do futebol solicitaram reflexões sobre tópicos que o CEO Global da SIGA abordou na Europa e globalmente, e que agora estão em destaque no Brasil.

Comentando a importância e os principais objetivos do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol no Brasil, Emanuel Macedo de Medeiros declarou:

“O futebol brasileiro não pode se dar ao luxo de perder mais tempo. Se realmente deseja melhorar sua reputação, restaurar sua credibilidade e fortalecer seu apelo global em uma indústria global cada vez mais competitiva e acelerada, a necessidade de ação é maior do que nunca. Como berço de Garrincha, Pelé, Ronaldo, Marta e tantas outras lendas que elevaram o Futebol nacional à condição de arte, casa do ‘Joga Bonito’ e detentor de 5 Copas do Mundo, o Brasil não pode ficar para trás. Ele deve aproveitar esta oportunidade imperdível e implementar reformas há muito necessárias.

Vamos começar do zero, com uma folha em branco. Sem dogmas, tabus e ideias preconcebidas. Abordaremos todos os tópicos cruciais e seguiremos uma abordagem independente, neutra e inclusiva. Com espírito positivo, atitude construtiva e veia reformista, este Estudo Independente, o primeiro do tipo no Brasil, fornecerá um diagnóstico abrangente e rigoroso da situação atual e um roteiro claro para o futuro”.

Eduardo Bandeira de Mello, Presidente da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, acrescentou:

“Esta Audiência Pública foi enriquecedora, e estamos entusiasmados por termos assinado este acordo com a SIGA. Trabalharemos juntos nos próximos 12 meses neste estudo que se concentrará em todas as áreas que influenciam o futebol brasileiro. Como etapas seguintes deste processo, novas audiências públicas serão realizadas, dando a todos a oportunidade de participar. Isso é uma ótima notícia para o futebol brasileiro e seus fãs!”

Renildo Calheiros, presidente da Subcomissão de Modernização do Futebol do Congresso, compartilhou o otimismo:

“A SIGA possui vasta experiência e histórico de trabalho na implementação de transparência e melhores práticas no futebol. Esperamos cooperar com a SIGA e agradecemos por seu apoio e experiência sem igual em assuntos tão cruciais e vitais”.

Read this article in English.

– THE END –

ABOUT SIGA

SIGA is the world’s leading organisation for Sport Integrity. We are creating a whole new landscape for the sports industry by delivering independent global rating and certification for world Sport to ensure it is governed and operates under the highest integrity standards: The SIGA Universal Standards.

Funded by our Members, SIGA is a non for profit global independent organisation with one aim: To ensure the sport  industry is governed under the highest integrity standards so that the values of sport are protected.

SIGA is the only organisation to bring together sport, governments, academia, international organisations, sponsors, business, rights holders, NGOs and professional services companies, from every region in the world, around a common cause of fostering greater integrity throughout sport.

SIGA is headquartered in Geneva, Switzerland, as a non for-profit association, and comprises of the following continental subsidiaries: SIGA AMERICA, SIGA EUROPE and SIGA LATIN AMERICA.

For more information on SIGA, including its vision, mission and reform agenda, please refer to the website: www.siga-sport.com and FAQs.

To contact SIGA, please email: comms@siga-sport.com.

@Sigalliance – Twitter, Instagram, Linkedin | #SIGA #SIGAWoW