A Sport Integrity Global Alliance (SIGA) acaba de anunciar a Arena ESG como a mais recente organização a juntar-se, como membro, à SIGA LATIN AMERICA para promover a boa governança e salvaguardar a integridade no esporte.

Ao assumir este compromisso, a Arena ESG compromete-se a trabalhar em conjunto com a SIGA e a SIGA LATIN AMERICA em prol de uma visão do esporte praticado e administrado sob os mais altos padrões de integridade, livre de qualquer forma de atividade antiética, ilícita e criminosa, para salvaguardar os valores desportivos e garantir seu impacto positivo e benefícios para todos os cidadãos.

A Arena ESG é uma associação de direito privado, tal como a SIGA sem fins lucrativos, e tem como missão sensibilizar e apoiar os clubes de futebol para adotarem práticas sustentáveis em sua gestão e operação, tornando-os parceiros na mobilização de seus torcedores e na construção de uma sociedade mais justa, próspera, inclusiva e sustentável.

Na condição de mais novo membro, a Arena ESG se torna um dos braços da SIGA no Brasil para promover e aplicar o tema ESG no futebol brasileiro.

Além de assumir a condição de membro da SIGA LATIN AMERICA, a Arena ESG anuncia que será parceira anfitriã da Sport Integrity Week 2024, evento no qual vai colaborar com a SIGA na coordenação e curadoria de temas e palestrantes de destaque, além de elaboração de propostas comerciais e captação de recursos para garantir o sucesso do evento.

Além disso, a Arena ESG participará do desenvolvimento do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro, em temas relativos à sustentabilidade e responsabilidade social.

A união busca ainda o desenvolvimento de outros eventos e iniciativas inovadoras, abordando questões cruciais relacionadas a ESG, responsabilidade, compliance, entre outros, bem como a participação ativa nos Comitês Permanentes de Especialistas em Integridade Financeira, Transparência e Sustentabilidade no Esporte.

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA, Presidente e CEO da SIGA LATIN AMERICA, deu as boas vindas ao novo membro:

“Damos as boas vindas à Arena ESG ao seio do grupo de organizações membro da SIGA LATIN AMERICA. Saliento o facto de uma organização recém-criada assumir, desde os primeiros passos, a consciência de que apenas com ação concertada de diversos stakeholders será possível levar a cabo a tão desejada reforma no desporto. A Arena ESG será um importante parceiro, não só a nível local, mas também global. A mobilização dos clubes de futebol é um importante passo nesta missão coletiva, e em conjunto, com a participação de vários dos maiores emblemas brasileiros que já se juntaram a nós, estou certo de que estaremos mais próximos de impactar, de forma positiva, o esporte na América Latina.”

Marcelo Linguitte, CEO da Arena ESG, comentou, com entusiasmo, a adesão à SIGA:

Para a Arena ESG, que está no início de suas atividades, o dia 11 de março é um marco em sua curta história. É uma enorme alegria fazer a adesão à SIGA e ser sua parceira no Brasil. Pela relevância da SIGA no mundo do esporte, pela sua seriedade e competência, a Arena sente-se agraciada com a possibilidade de contribuir com ela no desenvolvimento de projetos e iniciativas que farão com que o futebol brasileiro mobilize nossa sociedade para a construção de um país mais justo, inclusivo, próspero e sustentável“.

 

– FIM –

SOBRE A SIGA E A SIGA LATIN AMERICA

A SIGA é a organização líder mundial em Integridade Esportiva.

Estamos criando um cenário totalmente novo para a indústria do esporte, fornecendo classificação e certificação globais independentes para o esporte mundial para garantir que ele seja governado e opere de acordo com os mais altos padrões de integridade: Os Standards Universais da SIGA.

A SIGA LATIN AMERICA está empenhada em promover os mais altos padrões de integridade e governança no esporte, em toda a região, como parte de uma reforma global em andamento para restaurar a reputação do setor e recuperar sua tão necessária credibilidade. Para isso, a SIGA LATIN AMERICA está trabalhando com todas as principais partes interessadas públicas e privadas da América Latina, em uma estrutura de diálogo positivo, cooperação construtiva e respeito mútuo. É a terceira da estrutura continental da SIGA e foi constituída em julho de 2022.