A Sport Integrity Global Alliance (SIGA) acaba de atribuir à Liga Portugal a Certificação nível Bronze em Boa Governança no Desporto, tornando-a na primeira Liga de futebol profissional a passar com sucesso pelo Sistema Independente de Avaliação e Verificação da SIGA (SIRVS).

Levada a cabo pela equipa de auditoria global independente da SIGA, a auditoria SIRVS escrutinou as regras, processos e práticas de Governação da Liga Portugal e a implementação dos Standards Universais da SIGA em matéria de Boa Governança no Desporto.  A certificação SIRVS abrange três níveis possíveis Bronze, Prata e Ouro, o equivalente a “Bom”, “Melhor” e “Ótimo”, respetivamente, sendo a classificação atribuída de acordo com o nível de exigência e o grau de cumprimento dos Standards Universais.

A Liga Portugal segue-se à Liga Europeia de Rugby, que foi, a primeira organização desportiva a candidatar-se ao processo de auditoria e rating da SIGA.  O sucesso da Liga Portugal abre um importante precedente, e desafia todas as outras organizações desportivas a darem um salto qualitativo, e a submeterem-se ao escrutínio independente da SIGA, para provarem estar à altura das expetativas dos adeptos, da confiança dos operadores televisivos e patrocinadores, e do interesse público que lhes é reconhecido pelos governos.

As certificações SIRVS têm uma validade de três anos, com revisões levadas a cabo anualmente para garantir que as organizações desportivas continuam a evoluir em matéria de boa governança e integridade.

Várias organizações desportivas internacionais de renome comprometeram-se já a submeter-se ao SIRVS. Entre elas destaca-se, por exemplo, a UEFA, parceira de longa data da SIGA.

Outras organizações, incluindo a Liga Europeia de Natação (LEN) e a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), estão a recorrer à auditoria independente de avaliação de lacunas da SIGA, processo de natureza confidencial e precursor do SIRVS, que visa apoiar as organizações desportiva a obter a excelência.

Comentando o feito da Liga Portugal, numa altura em que o futebol e a indústria desportiva em geral se confrontam com crescentes exigências, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA, afirmou:

“Os Standards Universais sobre Integridade no Desporto da SIGA e o SIRVS são peças fundamentais da nossa agenda reformista. São a verdadeira bala de prata, o sistema mais avançado e o único realmente independente em toda a indústria desportiva mundial, para avaliar, classificar e certificar, de forma rigorosa, neutra e objetiva, a governança das organizações desportivas e a sua integridade.

Sendo a primeira liga de futebol profissional a passar pelo SIRVS, a Liga Portugal demonstrou um inegável espírito de liderança e um inequívoco empenho, que muito nos apraz registar, na contínua melhoria da forma como se regula, governa e opera. Ao fazê-lo, deu também a Liga o exemplo a todas as outras organizações desportivas e um poderoso incentivo para que façam o mesmo. A Liga Portugal está, pois, de parabéns.

Felicito o seu Presidente e demais membros dos órgãos sociais, bem como os clubes seus associados, pelo importante reconhecimento internacional agora obtido, e também pelo seu pioneirismo e contributo decisivo para o reforço da credibilidade do futebol português. A SIGA exorta agora a Liga a continuar a trabalhar para alcançar o nível de certificação Prata ou mesmo Ouro nos próximos 12 meses, e daqui lança um repto a todas as outras Ligas Europeias e Mundiais para que façam o mesmo.”

Pedro Proença, presidente da LIGA Portugal, afirmou:

A transparência, ética e integridade sempre foram e sempre serão prioridades para a Liga Portugal. Sempre assumimos que não basta parecer, é preciso ser. Por isso, com orgulho, a Liga Portugal liderou pelo exemplo e foi a primeira organização desportiva nacional a adotar uma Norma Anticorrupção.

Esta certificação de Boa Governação atribuída pela SIGA é mais um passo firme dado pela Liga Portugal na defesa de valores universais como a ética, transparência e integridade. Valores que, para a Liga Portugal, não são meras palavras, mas princípios dos quais nunca abdicaremos.

Sermos a primeira liga profissional de Futebol a obter esta certificação reforça o nosso compromisso de defesa das competições e da integridade no Futebol Profissional.

Em nome da Liga Portugal, agradeço ao Dr. Emanuel Medeiros e a toda a equipa da SIGA por mais uma prova de confiança demonstrada no nosso trabalho.”

Perguntas Frequentes sobre o SIRVS (em inglês)

SIRVS FAQ

– FINAL –

ABOUT SIGA

SIGA is the world’s leading organisation for Sport Integrity. We are creating a whole new landscape for the sports industry by delivering independent global rating and certification for world Sport to ensure it is governed and operates under the highest integrity standards: The SIGA Universal Standards.

Funded by our Members, SIGA is a non for profit global independent organisation with one aim: To ensure the sport  industry is governed under the highest integrity standards so that the values of sport are protected.

SIGA is the only organisation to bring together sport, governments, academia, international organisations, sponsors, business, rights holders, NGOs and professional services companies, from every region in the world, around a common cause of fostering greater integrity throughout sport.

SIGA is headquartered in Geneva, Switzerland, as a non for-profit association, and comprises of the following continental subsidiaries: SIGA AMERICA, SIGA EUROPE and SIGA LATIN AMERICA.

For more information on SIGA, including its vision, mission and reform agenda, please refer to the website: www.siga-sport.com and FAQs.

To contact SIGA, please email: comms@siga-sport.com.

@Sigalliance – Twitter, Instagram, Linkedin | #SIGA #SIGAWoW