Conferência Inaugural & Audiência Pública agendadas para 11 de Março de 2024 em São Paulo. Evento aberto a todos os interessados reunirá principais autoridades e protagonistas do Futebol Brasileiro, incluindo Governo, organizações esportivas, classes profissionais, patrocinadores, mídia e torcedores

 

A Sport Integrity Global Alliance (SIGA) e a SIGA LATIN AMERICA têm o prazer de convidar todos os interessados para a Conferência Inaugural & Audiência Pública do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol brasileiro, que terão lugar no próximo dia 11 de março no Estádio MorumBIS. O evento terá começo às 09:00 e termo às 17:30.

Durante um dia de profundo e intenso debate, os principais atores do futebol no Brasil vão contribuir para a elaboração de um diagnóstico rigoroso e objetivo da situação atual do futebol no país.

Realizado de forma independente, neutra e inclusiva, o processo contará com o envolvimento de todos stakeholders e entidades relevantes, incluindo Governo, Congresso e Senado, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), federações estaduais, representantes de clubes, jogadores, treinadores, árbitros e torcedores. Também assegurada estará a participação de patrocinadores, parceiros comerciais, mídia e universidades, o que permitirá aprofundar conhecimentos, identificar as melhores práticas e construir consensos em torno das soluções mais adequadas para os atuais e futuros desafios.

Coordenado pelo CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA LATIN AMERICA, Emanuel  Macedo de Medeiros, ele próprio co-fundador e CEO durante uma década da Associação das Ligas Europeias e da Associação Mundial de Ligas, este Estudo pioneiro é  realizado em parceria com a Frente Parlamentar Pela Modernização do Futebol Brasileiro. No final do processo, será apresentado um relatório final contendo um robusto conjunto de reformas e soluções práticas destinadas a salvaguardar a boa governança e a integridade do futebol brasileiro, e a garantir o seu desenvolvimento sustentável no curto, médio e longo prazos.

Esta Conferência Inaugural & Audiência Pública segue-se ao processo de consulta iniciado na Europa em Janeiro passado e marcará o arranque, em solo brasileiro, das etapas de audição dos vários stakeholders. Aberto a todos os interessados, a agenda contempla um conjunto de painéis com especialistas nas várias matéria em discussão, além de diversos espaços de Consulta Pública destinados a auscultar os atendentes, que, desta forma, poderão colocar questões pertinentes e expressar opiniões relevantes.

Durante o evento serão apresentados o conceito e os objetivos subjacentes a este Estudo, bem como o seu plano de implementação, cronograma e áreas de incidência. Serão ainda divulgada, nessa mesma ocasião, a composição dos grupos de especialistas que integram este projeto inovador e crucial para a indústria.

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e CEO & Presidente da SIGA LATIN AMERICA, destacou a relevância desta Conferência Inaugural no processo de transformação estratégica do futebol no Brasil:

“O Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro representa uma oportunidade única, imperdível, para colocarmos o esporte-rei onde ele efetivamente merece estar: no pódio. É esse o nosso desígnio comum. Um futebol “que se joga na alma”, como exaltou Carlos Drumond de Andrade. Governado, regulado e gerido segundo os mais elevados padrões de boa governança, integridade e transparência. Merecedor da paixão da torcida, da confiança dos patrocinadores e operadores televisivos e das legítimas expetativas de todos nós. Um futebol em que todos possamos acreditar e no qual nos possamos rever.

O Brasil é futebol, e o futebol brasileiro não pode ficar para trás! Como disse anteriormente, vamos começar do zero. Com uma folha em branco. Sem dogmas, tabus ou ideias pré-concebidas. Este é um processo inclusivo, aberto e democrático. Um processo pioneiro, assente no saber e focado nas soluções. Liderado pela SIGA e pela Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol no Brasil  com espírito positivo. É, por isso, fundamental que todos participem nele e que, no dia 11 de março, se juntem a nós neste esforço coletivo em prol do futuro do futebol no Brasil!”

Eduardo Bandeira de Mello, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol no Brasil, acrescentou:

Estou muito entusiasmadocom a realização da Conferência Inaugural & Audiência Pública do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol brasileiro, em parceria com a SIGA e a SIGA LATIN AMERICA. Este evento marca um passo significativo na busca por soluções que promovam a modernização e o desenvolvimento sustentável do futebol no Brasil. Ao envolver todos os interessados, desde autoridades governamentais até torcedores, estamos construindo um diagnóstico abrangente e propondo reformas que impulsionarão o nosso esporte nacional para um futuro próspero e inclusivo. Este estudo é crucial para identificar as lacunas e os desafios enfrentados pelo futebol brasileiro, permitindo-nos implementar mudanças eficazes que fortaleçam a nossa indústria e a nossa paixão pelo esporte.”

Consulte a agenda da Conferência abaixo e fique atento aos próximos anúncios, para conhecer os palestrantes confirmados.

A participação é gratuita, mas requer inscrição. Para garantir seu lugar, clique aqui.

 

 – FINAL –

SOBRE A FRENTE PARLAMENTAR PELA MODERNIZAÇÃO DO FUTEBOL

Liderada por Eduardo Bandeira de Mello (PSB/RJ), a iniciativa conta com o apoio de mais de 300 parlamentares, entre deputados e senadores. O intuito do grupo é abordar questões como aspectos econômico-financeiros, governança dos clubes, responsabilidade social, ambiental e diversidade, calendário de jogos, violência nos estádios, organização em ligas e direitos de transmissão.

SOBRE A SUBCOMISSÃO PELA MODERNIZAÇÃO DO FUTEBOL

A Subcomissão Especial de Modernização do Futebol tem como finalidade discutir e promover planos de atividades, ações legislativas, ouvir anseios do setor, e outras atividades que apresentem relação direta e indireta com o Futebol Brasileiro, no apoio a políticas públicas, programas e ações governamentais e não governamentais com objetivo de alcançar padrões para seu aprimoramento e modernização da gestão.  A Subcomissão pela Modernização do Futebol promove audiências públicas, reuniões técnicas, sempre no âmbito da Comissão do Esporte, além de apoiar e promover debates, simpósios, seminários e outros eventos que visem a aprofundar o entendimento sobre o tema. Um relatório final será apresentado para a conclusão dos trabalhos, com as sugestões e encaminhamentos recolhidos durante o funcionamento da Subcomissão.

SOBRE A SIGA E A SIGA LATIN AMERICA

A SIGA é a organização líder mundial em Integridade Esportiva.

Estamos criando um cenário totalmente novo para a indústria do esporte, fornecendo classificação e certificação globais independentes para o esporte mundial para garantir que ele seja governado e opere de acordo com os mais altos padrões de integridade: Os Standards Universais da SIGA.

A SIGA LATIN AMERICA está empenhada em promover os mais altos padrões de integridade e governança no esporte, em toda a região, como parte de uma reforma global em andamento para restaurar a reputação do setor e recuperar sua tão necessária credibilidade. Para isso, a SIGA LATIN AMERICA está trabalhando com todas as principais partes interessadas públicas e privadas da América Latina, em uma estrutura de diálogo positivo, cooperação construtiva e respeito mútuo. É a terceira da estrutura continental da SIGA e foi constituída em julho de 2022.