A Sport Integrity Global Alliance (SIGA), por meio de sua estrutura continental SIGA LATIN AMERICA, lançou esta semana na vibrante metrópole de São Paulo o SIGA Members Club – Capítulo Brasil. Em um evento exclusivo que reuniu cerca de 25  líderes influentes de diversos setores, incluindo esporte, governo, compliance e patrocínio, ficou patente o compromisso dos presentes a Integridade e a Boa Governança esportiva.

Sob a condução dos co-chairs Roberto Armelin, Diretor Executivo de ESG, Riscos e Compliance, São Paulo FC, e Chantal Pillet, Sócia ESG, Integridade e Compliance, Blanchet Advogados, o evento não apenas celebrou a inauguração do Capítulo Brasil, mas também deu a conhecer os princípios essenciais para a adesão. Armelin e Pillet delinearam os critérios baseados na vontade de transformar o mundo, no alto senso de humanidade, na coragem, na liberdade de preconceitos e conflitos de interesses, e na envolvência com o esporte e temas de integridade. Este conjunto de condições sublinha a busca por membros que não apenas aspirem à excelência em suas áreas, mas que também compartilhem um compromisso inabalável com os valores éticos e morais.

O SIGA Members Club – Capítulo Brasil destaca-se pela sua abertura à diversidade e por acolher indivíduos com a capacidade comprovada de provocar mudanças positivas. Entre os perfis desejados estão representantes de organizações membros da SIGA e todos os que estão comprometidos com a promoção da integridade no esporte, incluindo ex-atletas, profissionais de compliance ou integridade, da saúde, de comportamento humano, gestores de pessoas e de projetos, profissionais de tecnologia, marketing e economistas, entre outros. Esta variedade garante uma riqueza de perspectivas e experiências, promovendo um ambiente de colaboração e inovação.

Central para a filosofia do SIGA Members Club – Capítulo Brasil são onze valores que servem como alicerces para todas as atividades e iniciativas: Integridade, Transparência, Comprometimento, Coerência, Colaboração, Respeito, Inclusão, Gentileza, Bondade, Honestidade e Sustentabilidade. Estes valores refletem o compromisso do SIGA Members Club com a criação de um ambiente esportivo mais ético, transparente e sustentável.

Com eventos futuros já no horizonte, o primeiro dos quais em abril, no Rio de Janeiro, o SIGA Members Club está preparado para liderar discussões, fomentar parcerias e inspirar ações que alinhem o esporte brasileiro com os mais altos padrões de integridade e governança.

Durante o lançamento, os responsáveis pelo Capítulo Brasil anunciaram que em breve serão divulgados os próximos passos para adesão como membros individuais. As organizações membros da SIGA e da SIGA LATIN AMERICA já possuem o direito a participar.

A SIGA convida todos os que compartilham a visão de um esporte mais justo, inclusivo e transparente a juntarem-se ao SIGA Members Club e a fazerem parte deste movimento transformador. Em breve, serão divulgadas novas datas de encontros em outras partes do mundo, como Estados Unidos, Portugal e França.

Para saber mais sobre o SIGA Members Club, consulte os Termos de Referência aqui.

Se pretende vir a inscrever-se no Capítulo Brasil, envie um e-mail ao Diretor de Relações Institucionais e Parcerias da SIGA LATIN AMERICA, Vinicius Sousa, para vinicius.sousa@siga-sport.com.

– FIM –

SOBRE A SIGA E A SIGA LATIN AMERICA

A SIGA é a organização líder mundial em Integridade Esportiva.

Estamos criando um cenário totalmente novo para a indústria do esporte, fornecendo classificação e certificação globais independentes para o esporte mundial para garantir que ele seja governado e opere de acordo com os mais altos padrões de integridade: Os Standards Universais da SIGA.

A SIGA LATIN AMERICA está empenhada em promover os mais altos padrões de integridade e governança no esporte, em toda a região, como parte de uma reforma global em andamento para restaurar a reputação do setor e recuperar sua tão necessária credibilidade. Para isso, a SIGA LATIN AMERICA está trabalhando com todas as principais partes interessadas públicas e privadas da América Latina, em uma estrutura de diálogo positivo, cooperação construtiva e respeito mútuo. É a terceira da estrutura continental da SIGA e foi constituída em julho de 2022.